Como evitar o isolamento social na terceira idade

imagem de idosos jogando e se divertindo

Durante a pandemia o mundo sentiu as consequências de viver um isolamento social. Estar distante dos amigos, dos familiares e do lazer fora de casa causou diversos problemas a grande parte da população.

Apesar do distanciamento causado pela pandemia não ser mais uma realidade, o isolamento social continua presente para muitas pessoas com 60 anos ou mais.

Continue acompanhando o artigo para entender o tema e saiba como evitar isso.

O problema do isolamento social na terceira idade

O isolamento social na terceira idade é um problema preocupante, afinal, pode trazer diversas consequências para a saúde das pessoas.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS), as principais causas do isolamento social da terceira idade são:

  • sensação de incapacidade;
  • dificuldade de mobilidade;
  • receio de estarem incomodando as outras pessoas.

Por isso, é de grande necessidade encontrar maneiras de evitar esse quadro, principalmente em pessoas com mais de 60 anos.

Se sentir útil é vital

No filme “Um senhor estagiário“, o personagem do ator Robert De Niro se aposenta do trabalho e começa a entrar em um processo de isolamento social, por não se sentir mais útil.

No enredo, ele desiste da aposentadoria e se candidata a uma vaga de estagiário para voltar a se sentir vivo, como mostra uma das cenas.

De fato, um dos grandes motivos do afastamento social de pessoas 60+ é a sensação de incapacidade.

Isso ocorre pelo pensamento errado de que pessoas com mais de 60 anos não podem fazer muitas atividades, ou que devem ficar em casa sem correr riscos, mesmo sem uma prescrição médica para isso.

Mas na verdade a melhor idade deve ser aproveitada como tal. E isso inclui se divertir e utilizar toda a experiência adquirida ao longo dos anos ao seu favor.

No filme, o protagonista decide voltar a trabalhar, o que é uma boa opção. Mas se não for um interesse, é possível ocupar o tempo de outras maneiras que fortaleçam a sensação de utilidade e capacidade.

Por exemplo, participar de causas sociais é uma ótima alternativa. Ajudar ONGs que cuidam de crianças para adoção ou animais abandonados pode desenvolver o altruísmo e a empatia.

Outra opção é aprender a fazer uma atividade, como pintar, fazer artesanato ou jardinagem. Se for em um local com uma equipe para oferecer apoio, como um centro de convivência para idosos, melhor ainda.

Dessa forma, é possível evitar o isolamento social e o desenvolvimento de quadros de demência, pois a estimulação do cérebro é fundamental para isso também.

O corpo também precisa estar saudável

Como dizia Platão: o importante não é viver, mas viver bem. Nesse sentido, é fundamental estar saudável para aproveitar a vida.

Aliás, a dificuldade de mobilidade ocasionada por doenças é um dos três principais motivos do isolamento social na terceira idade.

Quadros de osteoporose, artrite e artrose são muito comuns nessa fase da vida. E se não forem tratados da melhor maneira, a dor pode impossibilitar até mesmo um breve passeio.

Por isso, na terceira idade, fazer consultas médicas regularmente é uma maneira importante de evitar o afastamento social de pessoas.

Outra forma de evitar essas doenças é fazer atividades para fortalecer as articulações, como pilates, yoga e ginástica.

É necessário que o lugar escolhido tenha os equipamentos adequados e uma equipe de profissionais qualificados para oferecer suporte aos alunos.

Viver é conviver

O renomado escritor inglês John Donne já dizia que nenhum homem é uma ilha, e que somos parte de um continente.

Em outras palavras, o ser humano precisa da interação com outras pessoas. Isso faz parte da nossa essência.

Sem isso nos tornamos doentes, desencadeando problemas como a baixa imunidade e a depressão.

Então, é muito importante que a terceira idade mantenha um grupo de pessoas queridas por perto.

É comum que pessoas idosas pensem que estão incomodando os mais jovens com seus assuntos. Afinal, são gerações diferentes, com pensamentos distintos. E isso pode levar ao isolamento.

Sendo assim, uma excelente maneira de resolver essa questão é interagir com pessoas que também estão na melhor idade.

Trocar experiências, relembrar momentos e falar sobre a vida é uma ótima maneira de combater o isolamento social.

Vale lembrar que é fundamental criar laços para que essas conversas e interações se tornem rotina. Caso contrário, serão apenas momentos passageiros, e a solidão antiga voltará.

Portanto, o ideal é fazer parte de um grupo que ofereça atividades diárias que promovam a integração social entre os participantes, como aqui no nosso espaço.

Ter um ambiente com salão de jogos, aulas de danças e outros tipos de ocupações com um grupo de pessoas rejuvenesce a alma de qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima